Jornais, revistas e rádios veiculam campanha da ABERT e da ANER em homenagem aos 40 anos da ANJ Reprodução

Jornais, revistas e rádios veiculam campanha da ABERT e da ANER em homenagem aos 40 anos da ANJ

Jornais, sites jornalísticos, revistas e rádios brasileiros veicularam nos últimos dias as peças publicitárias da campanha criada pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) em homenagem aos 40 anos da Associação Nacional de Jornais (ANJ) comemorados no último sábado (17).

Os anúncios destacam a importância da ANJ na defesa de um jornalismo independente e de credibilidade, um dos pilares da democracia. Nos sites, os anúncios remetem ao livro “A Força dos Jornais”, editado quando a associação completou 30 anos.  

Na última quinta-feira (15), em sessão especial do Senado Federal, houve homenagem aos 40 anos da associação. Parlamentares, representantes das associações das organizações de notícias e jornalistas enfatizaram, na ocasião, o papel decisivo do jornalismo profissional como um dos pilares do processo democrático, em especial no combate à desinformação e à polarização extremada nas redes sociais, e a necessidade de simetria na aplicação de regras às empresas que atuam como mídia, incluindo os gigantes digitais Google e Facebook.

"Para romper o círculo vicioso da desinformação das bolhas de intolerância, a saída mais efetiva e democrática é o reconhecimento da comunicação profissional e não o contrário, como pretendem governantes autocráticos, mundo afora, em cercos à imprensa que, de forma alguma, se confundem com a saudável e necessária crítica do trabalho jornalístico", afirmou Marcelo Rech, presidente da ANJ.