A Associação Nacional de Jornais (ANJ) promove no dia 1º de julho, na ESPM TECH, em São Paulo (SP), das 8h às 18h30, a 3ª edição do DATA DAY, principal encontro de jornalismo de dados aplicado a jornais do Brasil, com o tema “Modelos de negócios com utilização de dados e inteligência artificial”. Na primeira palestra do encontro, o jornalista e escritor Pedro Doria fará uma apresentação, “IA e Jornalismo: para onde vamos?”, com mediação do também jornalista Marcelo Rech, presidente-executivo da ANJ. Além disso, nesta edição, profissionais de quatro jornais associados à ANJ farão detalhadas exposições de seus cases bem-sucedidos, a partir dos quais haverá debate e troca de experiências e conhecimento com base na realidade das redações brasileiras.

As vagas são limitadas e as inscrições, que devem ser feitas por meio de solicitação de link para o e-mail marly.gomes@anj.org.br, ficarão abertas somente até as 18h do dia 24 de junho. Há preços promocionais para profissionais dos jornais associados, no valor final de R$ 100,00. Para não associados, o valor é de R$ 500. O cadastramento pode ser encerrado antes do prazo previsto, caso se atinja o número de vagas. Não serão realizadas inscrições no dia e local do evento. A programação preliminar pode ser lida aqui.

“Poucos fenômenos já avançaram tão rapidamente como a inteligência artificial e o uso de dados. Por isso, é fundamental para veículos de jornalismo estarem na linha de frente desses temas. O 3º DATA DAY será também uma grande oportunidade para se conhecer exemplos de como usar dados e IA de forma eficaz nas áreas de mercado, usuários e editorial, entre outras”, diz o presidente-executivo da ANJ, Marcelo Rech.

O DATA DAY é organizado por meio dos comitês de Estratégias Digitais e de Mercado Leitor da ANJ, coordenados respectivamente por Rafael Silveira, head de novos negócios do jornal O POVO (CE), e Jean Mannrich, diretor de produtos digitais e rádios do Grupo NSC Comunicações (SC).

O DATA DAY é um grande evento no qual podemos dar visibilidade e provocar os participantes pela busca por novas formas de pensar soluções para os seus negócios, com grandes debates e discussões a respeito de temas que estão transformando a nossa indústria”, afirma Mannrich. “O DATA DAY permite que o mercado se encontre e possa trocar informações e conhecimentos de forma presencial, e garante ainda acesso privilegiado às novidades dos principais fornecedores da indústria e tantas outras”, enfatiza Silveira.

Os cases selecionados pela coordenação do DATA DAY serão anunciados até a próxima terça-feira (10). As experiências contemplam as seguintes áreas:

1. Mercado Leitor:
  Engajamento da audiência e conversão de assinantes
2. Estratégias Digitais:  Integração editorial/audiência para ampliar a base de usuários e assinantes
3. Redação: Jornalismo de dados
4. Mercado Anunciante/Publicitário:  Modelos de comercialização em jornais digitais

O DATA DAY tem o patrocínio master da Google News Initiative (GNI), patrocínio da Chartbeat + Tubular e parceria institucional da ESPM-Jornalismo. Plataforma Oficial: Sympla.

SERVIÇO – 3º DATA DAY
QUANDO: 1º de julho, das 8h às 18h30.
ONDE: Auditório da ESPM TECH, em São Paulo (SP).
Rua Joaquim Távora, 1240, Vila Mariana, São Paulo, SP.
COMO SE INSCREVER: O link para inscrição deve ser solicitado ao e-mail marly.gomes@anj.org.br
IMPRENSA: Há um link específico para jornalistas que forem fazer a cobertura, que deve ser solicitado também pelo e-mail helio.gama@anj.org.br