Laboratórios de Transformação Digital

O que são os Laboratórios de Transformação Digital?

Nos Laboratórios de Transformação Digital, turmas formadas por veículos de notícia se reúnem durante vários meses para lidar com problemas específicos de seus negócios, com o apoio de profissionais do Google e de especialistas do setor. Desenvolvidos pela Google News Initiative, o programa é focado em promover melhores estratégias de negócio na indústria jornalística, em especial entre pequenas e médias organizações.

Em todos os laboratórios, os participantes participam de sessões de aprendizado ao vivo com especialistas do setor, recebem auditorias e mentorias personalizadas e participam de grupos de trabalho para comparar o desempenho e as táticas relacionadas aos temas abordados.

Laboratórios Google/ANJ 2023-2024

Ao todo, organizações associadas à ANJ receberão mais de 200 horas de treinamentos e consultoria, divididos entre 3 laboratórios.

 

Laboratório de Receita do Leitor

  • Duração: 4 meses
  • Tópicos abordados: fundamentos da receita do leitor, métodos ágeis e disciplina de teste e aprendizado, definição de metas e scorecards, proposta de valor do cliente, aquisição no local, economia comportamental, fluxos de compra sem atrito, princípios e curvas de retenção, integração e mapeamento de pontos de contato, marketing pago, otimização da curva de demanda e tipos alternativos de assinatura e mais.
  • Número de participantes: 15
  • Já realizado

Fundamentos da Transformação Digital

  • Duração: 3 meses
  • Tópicos abordados: O programa é estruturado em torno de três pilares – desenvolvimento de audiência, receita de leitores e receita de publicidade.
  • Pilar #1: Desenvolvimento do público
    • Tópicos: inscrições em boletins informativos, notificações push, otimização da descoberta de pesquisa, ampliação da estratégia social, aumento da recirculação, velocidade e experiência na página (Core Web Vitals)
  • Pilar #2: Receita do leitor
    • Tópicos: ativos de marketing, bloqueio de anúncios, otimização de página de destino para dispositivos móveis, otimização de página de destino para desktop, fluxo de checkout
  • Pilar #3: Receita de publicidade
    • Tópicos: tamanhos de anúncios, densidade, posicionamento, formatos, bloqueador de anúncios, política/conformidade, velocidade
  • Número de participantes: 40
  • Inscrições neste link até 22 de março
  • Início: 04/04 (biweekly às quintas – 15h às 16h30)
  • Término: 06/06
  • Overview do Programa
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  • Laboratório de Desenvolvimento de Audiência
  • Duração: 3 meses
  •  Tópicos abordados: fundamentos do desenvolvimento de audiência digital, funil de audiência, métodos ágeis e mentalidade de teste e aprendizado, definição de metas e scorecards, SEO, pesquisas quantitativa e qualitativa, práticas de descoberta social, domínio do meio do funil e o “+1”, o papel da redação na construção de audiências, lacunas de habilidades do público, segmentação e direcionamento etc.
  • Número de participantes: 15
  • Mais informações sobre inscrições em breve.

FAQ

Quem deve se inscrever nos laboratórios?

Equipes de profissionais de veículos de notícia pequenos e médios associados a ANJ. É necessário que ao menos um executivo (ou alguém em um cargo de liderança na organização) apoie a participação da equipe inscrita. Basta que um profissional da organização faça a inscrição em nome da equipe participante. As pessoas selecionadas receberão instruções para indicar os outros nomes da organização que vão compor sua equipe.

Quantas horas de dedicação dos participantes serão necessárias?

Ao todo, espera-se ao menos 5h de dedicação da equipe formada por profissionais de cada organização participante.

Na prática, como funcionam os laboratórios?

Em todos os laboratórios, os participantes participam de sessões de aprendizado ao vivo com especialistas do setor, recebem auditorias e mentorias personalizadas e participam de grupos de trabalho para comparar o desempenho e as táticas relacionadas aos temas abordados.

Quem serão os consultores dos laboratórios?

Os consultores fazem parte do consórcio Blue Engine Collaborative e têm reconhecida experiência na construção de audiência e receita em veículos de notícia. Antes do início de cada laboratório, divulgaremos a bio dos consultores envolvidos em cada um deles.