Jornais associados à ANJ estão entre os veículos de notícias premiados na edição deste ano do Golden Media Awards, premiação da International News Media Association (INMA) que destaca boas práticas jornalísticas no mundo. São eles: os jornais O Globo e Valor Econômico, da Editora Globo (RJ); o diário Folha de S.Paulo (SP); a versão impressa de Zero Hora e o site GZH, do Grupo RBS (RS); e a Rede Gazeta (ES). A cerimônia de entrega dos prêmios aos vencedores foi realizada na noite de quinta-feira (22), em Nova York.

Consolidação digital e impresso inovador

ZH, como é conhecido o diário gaúcho, ficou em primeiro lugar na categoria Impresso (Marcas Regionais) graças às reformulações lançadas no ano em que a marca completou 60 anos. O prêmio dedicado ao jornal, segundo informou a RBS, levou em consideração a reformulação gráfica e de conteúdo que, segundo os organizadores do evento, “consolidou sua presença digital” e garantiu o lançamento de um “produto impresso inovador”.

Os avanços entregaram mais conteúdo, uma melhor experiência multiplataforma e produtos mais conectados com a audiência. O resultado desse esforço, destacado pela Inma, foi a renovação da marca de Zero Hora preservando sua essência jornalística e uma expansão no universo digital, com aumento de impacto e engajamento entre o público e os anunciantes.

GZH alcançou o terceiro lugar em Mídia Social (Marcas Regionais) pela cobertura da enchente de maio de 2024 realizada pelos jornalistas da Redação Integrada de Gaúcha e Zero Hora. As publicações realizadas nas redes sociais de GZH sobre a cobertura digital da traumática cheia somaram 211,7 milhões de visualizações distribuídas entre Instagram, TikTok e YouTube — que acumularam mais de 1,3 milhão de compartilhamentos e 190 mil comentários.

“O reconhecimento em uma das principais premiações internacionais de mídia em trabalhos como a renovação dos produtos Zero Hora e GZH e da cobertura das enchentes nas redes sociais revelam e reforçam o compromisso de Zero Hora e de GZH com seus leitores — diz Marta Gleich, diretora-executiva de Jornalismo e Esporte do Grupo RBS e coordenadora do Fórum de Editores da ANJ e da Aner.

Parceria com a Netflix 

A série de capas históricas sobre Ayrton Senna, produzida pelo Estúdio Folha, do jornal Folha de S.Paulo, em parceria com a Netflix, recebeu menção honrosa na categoria Uso Mais Criativo de Formatos de Publicidade (Marcas Nacionais) da premiação da INMA. As sete capas históricas foram publicadas no diário paulista entre março e novembro de 2024, antes do lançamento da série. Para o projeto, relatou a Folha, foram recriadas capas da época em que milhões de brasileiros acompanhavam o desempenho de Senna (1960-1994) na Fórmula 1, aos domingos. Das primeiras corridas, passando pelo tricampeonato mundial, até a morte, em Ímola.

“O fato de esse projeto exclusivo ter sido considerado um dos seis melhores do mundo tem um valor especial, tanto pela combinação das ferramentas mais modernas da publicidade na era multiplataforma como por uma marca global nativa digital como a Netflix se associar à credibilidade, ao alcance e à relevância de um veículo tradicional como a Folha de S.Paulo”, afirmou Marcelo Benez, diretor-executivo comercial do jornal, que esteve na premiação.

Ousadia e colaboração

Já a Rede Gazeta (ES) alcançou um marco inédito em sua trajetória: conquistou o 3º lugar, na categoria Iniciativa Inovadora para Publicidade (Marcas Regionais) do Global Media Awards 2025. Além disso, o uso de inteligência artificial (IA) pelo site HZ recebeu menção honrosa da organização na categoria Melhor Uso de IA para Produtividade Interna (Marcas Regionais).

Este é o terceiro ano consecutivo em que a Rede Gazeta conquista algum tipo de reconhecimento entre os veículos considerados os mais inovadores do mundo. “Em 2023, quando decidi inscrever nossos projetos, me perguntava se, como um veículo regional brasileiro, teríamos alguma chance diante de tantos concorrentes globais. Quando vi que estávamos entre os melhores, percebi que era possível e não paramos mais”, disse a gerente-executiva de Produto Digital, Elaine Silva, que esteve no evento e celebrou a conquista do grupo, reforçando o papel da ousadia e da colaboração na trajetória de inovação da empresa.

O bronze entre as “Iniciativas Inovadoras de Publicidade” foi conquistado pelo projeto “Chat de live commerce”, desenvolvido pelo Programa de Inovação Reinventa, em 2024 – uma iniciativa que reúne diferentes times da Rede Gazeta para elaborar iniciativas de inovação. O produto foi testado no programa Em Movimento, da TV Gazeta. Já o reconhecimento ao site HZ – que ficou em 4º lugar e, por isso, recebeu menção honrosa do INMA – partiu de uma iniciativa da repórter Aline Almeida que, com auxílio da IA, criou um avatar utilizado para vídeos de resenha cinematográfica.

O diretor-geral da Rede Gazeta, Marcello Moraes, assinalou o quanto as produções do grupo capixaba – tanto no campo do conteúdo, quanto nas soluções de publicidade – ganham cada vez mais relevância no campo da inovação. “Em setembro próximo, a Rede Gazeta celebra seu 97º aniversário. Uma empresa não chega a esta marca se não tiver compromisso em ser inovadora, com fôlego para pensar novas soluções e se reinventar. Inovar no setor de mídia deixou de ser um diferencial e é uma condição de existência. Que bom que o público e o mercado reconhecem esses esforços”.

Ampliação e retenção de assinantes

A Editora Globo, que publica os jornais O Globo, Extra e Valor Econômico e mais de uma dezena de revistas, também foi premiada pela INMA.  A campanha “Assinar o Valor vale cada centavo. Não assinar pode custar caro”, veiculada em TV e em plataformas digitais e impressas, e que comemora os 25 anos de história do jornal especializado em economia, finanças e negócios, recebeu menção honrosa na Melhor Campanha de Conscientização da Marca (Marcas Nacionais).

O jornal O Globo, que comemora neste ano seu centenário, ficou com duas menções honrosas: para a campanha Meet and Greet no Rio Gastronomia com o Clube O Globo na categoria Melhor Iniciativa para Engajar e Reter Assinantes (Marcas Nacionais); e para o projeto “Aceleração Digital: Como uma Mudança na Estrutura da Redação Transformou o Jogo para o Público de O Globo”.

No primeiro caso, a campanha teve impacto direto na retenção de assinantes e no fortalecimento do relacionamento com o público. Durante o período da iniciativa, a base de assinantes cresceu 4,62% e as interações com o conteúdo aumentaram 87,2%, demonstrando um maior nível de engajamento da comunidade. O alcance de novos seguidores cresceu 244%, impactando organicamente quase 50 mil contas do Instagram. Além disso, a taxa de churn caiu 5,9%, enquanto a taxa de atrito diminuiu 7,9%, destacando a eficácia da estratégia na retenção de assinantes.

Em relação ao projeto de transformação digital, o jornal conseguiu expandir seu alcance investindo na reestruturação de redação. Uma equipe de aceleração digital foi criada para potencializar o desempenho de audiência do site, atraindo mais leitores, ampliando o topo do funil e aumentando as oportunidades de venda de assinaturas. Com isso, o jornal alcançou um crescimento de 69 % somente com o tráfego do Google.

Inspiradores

“O Global Media Awards demonstrou a audácia com que as empresas de mídia jornalística estão superando fórmulas tradicionais para se conectar melhor com os leitores neste cenário jornalístico em rápida transformação e, muitas vezes, desafiador”, disse Earl J. Wilkinson, diretor executivo e CEO da INMA. “Os vencedores deste ano estão entre os mais criativos e inspiradores que já vimos — e não poderíamos estar mais orgulhosos de todos os nossos incríveis finalistas!”

A Associação de Editores de Imprensa Regional Independente da Ucrânia venceu o principal prêmio da INMA, o “Best in Show”.