O GLOBO – 14/08/2020

Marlen Couto

Um dos alvos do movimento Sleeping Giants Brasil, dedicado a combater o financiamento à desinformação, o site Jornal da Cidade Online continuou a receber anúncios da Natura mesmo depois de a companhia do setor de cosméticos suspender em maio qualquer publicidade no portal por meio da chamada mídia programática, mecanismo que usa algoritmos para direcionar propaganda online. Uma imagem obtida pelo Sonar registra uma propaganda da marca no Jornal da Cidade Online até mesmo em um texto, publicado em 30 de julho, que ataca a Natura pela campanha de dia dos pais com Thammy Miranda.

O Sleeping Giants Brasil afirma que o site continuou a receber anúncios da empresa porque, em vez de usar diretamente códigos do Google, passou a usar revendedores (resellers) de anúncios para driblar a suspensão de publicidade. Uma investigação do movimento identificou que agências de marketing digital estrangeiras têm feito essa intermediação. A prática dificulta o controle das marcas sobre seus anúncios e já tem sido abandonada por grandes sites e empresas nos Estados Unidos.

Anúncio da Natura no site Jornal da Cidade Online
Em nota, a Natura informou que o Jornal da Cidade Online já foi negativado e que seguirá atenta “para bloquear novas tentativas de burlar nossas regras de anúncio”. “A Natura repudia a disseminação de notícias falsas e discurso de ódio. Acreditamos no diálogo como instrumento legítimo para a construção de uma sociedade que valorize a diversidade e acolha com respeito a pluralidade de ideias”, informou a empresa.


O editor do Jornal da Cidade Online, José Tolentino, afirmou que todas as estratégias e ações comerciais do site “são revestidas de absoluta legalidade” e que não divulga suas estratégias comerciais. “Muitos dos anunciantes nas nossas mídias, satisfeitos com a nossa entrega e sintonizados com nosso público e conteúdo, migraram maciçamente de outros veículos para o nosso”, defendeu o editor em resposta enviada ao Sonar, sem detalhar que agências revendedoras foram usadas para obter anúncios da Natura mesmo após a empresa negativar o site.

O portal compartilha conteúdos favoráveis ao presidente Jair Bolsonaro e foi classificado como site de fake news por um relatório da CPI das Fake News no Congresso sobre anúncios pagos com verba da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom). O site é o mesmo que veiculou anúncios da Petrobras expostos pelo Sleeping Giants Brasil em maio. Em maio, a Justiça do Rio de Janeiro condenou os donos do Jornal da Cidade Online a indenizarem o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, por danos morais, após uma publicação afirmar que Santa Cruz havia levado a OAB “à derrocada” e chamá-lo de “escroque”. Sobre a acusação de que Jornal da Cidade Online compartilha fake news, Tolentino diz que “os desconfortos são naturais e geralmente partem de quem se vê incomodado pelo nosso posicionamento editorial e/ou por quem está perdendo audiência e anunciantes”.