A World Association of News Publishers (WAN-IFRA) promove, de 8 a 9 de outubro, em Munique (Alemanha), a edição deste ano do seu World Printers Summit 2025. O programa do encontro – que combina apresentações e discussões inspiradoras, juntamente com reuniões de negócios produtivas envolvendo fornecedores inovadores – aborda vários desafios importantes enfrentados pela indústria jornalística, em especial a impressa. Com a inteligência artificial generativa (IAGen) e a alta tecnologia como tema central, o summit vai explorar como esses avanços tecnológicos podem servir como uma ferramenta valiosa para o jornalismo impresso, o impacto da escassez de materiais e os insights dos relatórios World Printers Survey e World Press Trends. Veja aqui como se inscrever.

O evento terá como palestrante principal o CEO da Kölner Stadt-Anzeiger Medien, o jornalista Thomas Schultz-Homberg (na foto), que trabalha com modelos de negócios digitais há 25 anos. Além das discussões sobre tecnologia de ponta, a programação do encontro vai debater o estado dos materiais e equipamentos. Há também a questão urgente de como melhor atrair jovens talentos para a indústria e o futuro mais amplo da impressão. Como sempre, o evento oferecerá reuniões de negócios com fornecedores de impressão inovadores, oportunidades de networking e encontros sociais.

O summit se encerra com uma visita exclusiva ao centro de impressão da Süddeutscher Verlag Zeitungsdruck, uma das mais modernas e eficientes gráficas de jornais da Europa, proporcionando uma visão dos bastidores da gráfica do Süddeutsche Zeitung, um dos principais jornais da Alemanha.

Imagem: WAN-IFRA