A redes social TikTok possui 1 bilhão de usuários, dos quais 47,4% têm entre 10 e 29 anos. Então, é uma verdadeira plataforma de mídia da Geração Z. Ali, um usuário médio gasta aproximadamente 52 minutos por dia nessa plataforma, onde grande parte do conteúdo que está visualizando é gerado pelo usuário e todo baseado em vídeo. O fornecimento de notícias não é o ponto central da plataforma, mas os publishers precisam estar lá para conversar com os mais jovens.

Eveline de Boer traçou, no WNIP, estratégias para que os editores explorem um pouco mais o TikTok e aprendam com seu potencial.

1: Familiarize-se com o funcionamento do algoritmo TikTok.
De forma muito simples, o engajamento no TikTok é medido por:
Se seu público assistiu seu vídeo até o fim;
Se compartilharam;
Se eles começaram a seguir você depois de assistir ao vídeo;
Se eles responderam com feedback (negativo).

2: Adapte-se ao estilo TikTok
Em primeiro lugar, o TikTok é mais rápido do que qualquer outra plataforma de mídia social e os usuários esperam se divertir a cada segundo, por isso é crucial chamar a atenção deles rapidamente. Mostre o valor do seu conteúdo nos primeiros segundos do seu vídeo, abrindo com uma declaração ou emoção poderosa ou que chame a atenção. Outro elemento crucial dos vídeos do TikTok é a música: 88% dos usuários da plataforma dizem que o som é uma parte essencial de sua experiência. Portanto, sempre escolha um som ou música de apoio e escolha-os com cuidado. Não se esqueça de projetar seus vídeos de forma que a música seja reproduzida automaticamente quando os usuários rolarem.

3: Otimize seu conteúdo para elementos específicos
Os usuários que se envolveram anteriormente com elementos específicos de um vídeo são mais propensos a receber recomendações de vídeos com elementos semelhantes, portanto, do ponto de vista da publicação, faz sentido otimizar esses elementos. Esses elementos incluem: legenda, a música, hashtags populares tendências virais. Além de considerar a inclusão de elementos específicos com os quais os usuários se envolveram anteriormente, o TikTok também recompensa positivamente os vídeos que usam os recursos nativos da plataforma, tais como efeitos visuais e texto na tela.

4: Construir confiança é mais importante do que nunca
A confiança nos profissionais de notícias, em última análise, vai em um sentido. Com o TikTok (e, claro, outras mídias sociais), a realidade é diferente: a confiança deve ser conquistada. E, para fazer isso, é imperativo que você entenda a conversa:
– Envolva-se com eles!
– Escolha cuidadosamente o seu formato e tom

Por fim, lembre-se que, só porque a plataforma é focada principalmente em diversão e entretenimento, não significa que tópicos sérios não possam ser abordados. De qualquer forma, os tópicos mais sérios já estão sendo abordados no TikTok, portanto, abordá-los de um ponto de vista jornalístico e explicativo só melhorará o fornecimento de informações entre os jovens. Para transmitir a relevância do tópico, tente conectar seu tópico de notícias à vida cotidiana.

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