Estudo elaborado pela Skema Publika, think tank da Skema Business School, feita junto a postagens de mídia de 2,8 milhões de pessoas de 18 a 24 anos em cinco continentes mostra que os jovens compartilham uma desconfiança profunda e generalizada na mídia tradicional em escala global.

O relatório, EYES 2021 (Emergy Youth Early Signs), examina postagens de mídia social nos Estados Unidos, Brasil, China, França e África do Sul. As postagens, segundo Claude Revel, no site Editor&Publisher, foram analisadas ​​quanto ao sentimento em torno de cinco tópicos políticos: grande mídia e imprensa, redes sociais, segurança, novas tecnologias e mundo do trabalho.

Os jovens parecem estar gradualmente se afastando dos meios de comunicação tradicionais como fonte primária de notícias, preferindo as redes sociais, mantendo-se lúcidos sobre a confiabilidade das informações acessíveis por essas plataformas.

À medida que os jovens acham difícil confiar em fontes de notícias “confiáveis”, eles procuram mais informações nas mídias sociais. Embora a confiança em ambas as fontes de mídia permaneça extremamente baixa, é um pouco maior nas mídias sociais. Nos EUA, as postagens de jovens americanos associam “notícias falsas” a “mídia/imprensa” 10,5 vezes mais do que “mídias sociais”. As questões de confiabilidade, credibilidade e confiabilidade dos meios de comunicação tradicionais também são mais discutidas nos EUA, com 256 mil postagens.

Confira abaixo os pontos-chave sobre a percepção dos jovens brasileiros

– A mídia/imprensa tradicional e as mídias sociais são os dois temas que mais provocaram reações entre os jovens deste país.

– Suas opiniões sobre a mídia tradicional são particularmente negativas, enquanto a mídia social é vista sob uma luz pouco mais favorável. Consequentemente, os jovens brasileiros têm um grande interesse em mudanças na regulamentação das mídias sociais.

– Eles estão particularmente interessados ​​em discussões sobre ‘liberdade’ e ‘segurança’. A combinação dessas duas palavras representa quase 15% de todos as postagens que discutem segurança.

– As reações à inteligência artificial e ao mundo corporativo são inequivocamente negativas.

– Eles raramente mencionam GAFA (Google, Apple, Facebook, Amazon).

Claude Revel é diretor de desenvolvimento da Skema Publika.

Leia mais