A Google News Initiative (GNI), conjunto de esforços do Google de apoio ao jornalismo, em parceria com a Associação Nacional de Jornais (ANJ), a Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) e a Associação de Jornalismo Digital (Ajor), abriu inscrições para o Programa de Aprimoramento Digital (PAD). A iniciativa tem como objetivo promover habilidades no ambiente online para organizações de notícias membros das associações parceiras. 

Após o levantamento das principais lacunas de habilidades digitais entre editores e gestores de organizações jornalísticas, a GNI desenvolveu um programa exclusivo para impulsionar o ecossistema digital noticioso. Com 10 meses de duração, o PAD, que é voltado aos profissionais de organizações de notícias, abordará tópicos como receita de leitores, receita de publicidade, gerenciamento de dados e produtos. Serão 10 sessões online ministradas por especialistas do Google e os participantes com 80% de presença receberão um certificado emitido pela Google News Initiative e as associações parceiras.

“Iniciativas como o PAD são muito importantes para fortalecer o ecossistema de notícias por meio das principais associações do jornalismo no Brasil. Essa parceria nos ajuda a levar o programa para mais organizações, trabalhando diretamente as principais dores destes produtores de conteúdos e ajudando-os a avançar no mundo digital”, afirma Natália Mazotte, gerente de Relações com o setor de Notícias do Google.

Confira a agenda de workshops:

WORKSHOP ANJ/ANER AJOR
Compreendendo sua audiência e ampliando alcance e engajamento 1-Mar 8-Mar
Estabelecendo uma cultura focada em audiência 5-Abr 12-Abr
Privacy Sandbox 3-Mai 10-Mai
Visão Geral da Monetização de Audiência 7-Jun 14-Jun
Desenvolvendo e comunicando sua proposta de valor 5-Jul 12- Jul
Otimizando o funil de audiência 2-Ago 9- Ago
Principais casos de usos de dados 6-Set 13- Set
Como utilizar dados de audiência para uma publicidade mais rentável 4-Out 11- Out
Práticas recomendadas para criar negócios de publicidade digital eficazes e sustentáveis 1-Nov 8-Nov
Gerência de produto: executando sua visão de produto  6-Dez 13-Dez

“A iniciativa se encaixa perfeitamente a uma das principais defesas da ANJ: estimular, valorizar e reconhecer a inovação dos jornais e da indústria jornalística no Brasil, aproximando-os cada vez mais de seus públicos. Estamos convencidos de que o programa, construído a muitas mãos, dará um novo salto de qualidade para os participantes, com benefícios para todo o meio”, disse o presidente-executivo da ANJ, o jornalista Marcelo Rech.

“Entendemos que lidar com métricas, dados, melhorar o rankeamento no Google, ampliar o alcance, engajamento e melhorar a audiência dos portais de notícias é essencial para os publishers. Então, participar do Programa de Aprimoramento Digital do Google tem tudo a ver com o que a Aner vem estimulando nos últimos anos: o aprimoramento das empresas e do jornalismo”, afirma a diretora-executiva da Aner, Regina Bucco.

“Esperamos que esta nova parceria com a GNI ajude a impulsionar as organizações associadas à Ajor no caminho para a sustentabilidade financeira e para a profissionalização de suas equipes. Para um ambiente informativo mais plural, é essencial que gestores do jornalismo tenham contato com noções de estratégia digital, audiência, produtos e negócios”, afirma Maia Fortes, Diretora Executiva da Ajor.  

As inscrições para o primeiro workshop, que acontecerá em março, já estão abertas e podem ser acessadas neste link. Para mais informações sobre o programa, confira o Blog do Google Brasil