Embora as receitas de afiliados continuem sendo um importante pilar nas estratégias de comércio eletrônico dos editores, elas estão longe de ser o único método usado, assinala Damian Radcliffe no relatório eCommerce in Publishing: Trends & Strategies, do WNIP. O estudo lista algumas alternativas mais promissoras aos editores.

Lojas online
Ter uma loja em seu site não é necessariamente uma ideia nova para muitos editores, mas estamos vendo duas tendências discerníveis nesse espaço. A primeira é o crescimento de publishers oferecendo mercadorias relacionadas à sua marca. A segunda tendência discernível é que as compras são concluídas no próprio site de um editor, em vez de os usuários clicarem para que um pedido seja atendido em outro site, como o Amazon.

Caixas de assinatura
O comércio eletrônico por assinatura é uma tendência crescente em vários setores e está sendo usado por uma ampla variedade de empresas diferentes. Os editores também estão explorando esse espaço de várias maneiras diferentes. Além do lançamento de uma loja online, em janeiro de 2018, a GQ lançou sua Best Stuff Box, um pacote trimestral contendo roupas, produtos de beleza e acessórios de estilo. Produtos como esse podem ser muito atraentes para as empresas devido ao seu potencial de fornecer fluxos de receita previstos, bem como à sua capacidade de gerar dados valiosos do consumidor. E as assinaturas de produtos podem assumir outras formas. A Men’s Health UK lançou um serviço de entrega de comida, chamado “Fuel”, no verão de 2020. Com uma rotação de 180 receitas, os assinantes podem escolher entre quatro planos de refeições diferentes, dependendo de seus objetivos. Os preços variam entre £ 6,99 – £ 8,99 por refeição.

Parcerias de varejo
A Meredith, por exemplo, anunciou em setembro de 2021 que faria parceria com o Walmart, usando IA para apoiar o planejamento de refeições e receitas compráveis, usando pesquisa visual, chatbots, assistentes virtuais e mídias sociais. Com títulos como Allrecipes, Better Homes & Gardens, Parents, EatingWell e Real Simple em seu portfólio, Meredith alcança 95% das mulheres dos EUA por meio de suas diferentes propriedades de mídia. Prevê-se que os artigos e conteúdos relacionados ao “plano de refeições” aumentem 30% em seus sites em 2021.

Aulas e cursos
Alguns editores há muito oferecem aulas. A revista de viagens Wanderlust, por exemplo, ofereceu cursos de fotografia em todo o mundo. Os novos hábitos em meio a pandemia, encorajaram editores como Hearst (Men’s Health, Women’s Health, Runner’s World, Cosmo) a oferecer aulas de ginástica on-line. Juntamente com os esforços para manter a forma física durante a pandemia, muitos proprietários também viram os bloqueios e as viagens restritas como uma oportunidade para melhorar a casa.

Leia aqui o texto na íntegra.