O Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor) promove, na próxima terça-feira (16), às 11h, webinário exclusivo para associados da ANJ sobre seu Fundo de Inovação Contra a Desinformação Online (Codesinfo), que tem o apoio da Google News Initiative (GNI). O programa tem por objetivo incentivar e viabilizar o desenvolvimento de soluções inovadoras, propostas por organizações jornalísticas, que contribuam para a redução dos efeitos da desinformação online no Brasil. Os projetos contemplados terão acesso a mentores especializados e poderão receber apoio financeiro de até 100 mil reais. As inscrições para a sessão online podem ser feitas neste link. As inscrições ao Codesinfo, por sua vez, estão abertas até 29 de janeiro pelo site do Codesinfo.

As inscrições poderão ser feitas por veículos jornalísticos legalmente constituídos, com sede no Brasil e listados no Atlas da Notícia, o censo do Projor que mapeia a presença do jornalismo local no Brasil. Os veículos poderão participar individualmente ou em colaboração com outras organizações jornalísticas, coletivos de jornalistas, desenvolvedores e pesquisadores.

Na inscrição, os veículos devem descrever seu projeto, informar como ele irá contribuir para o enfrentamento da desinformação online no Brasil, apresentar um cronograma de execução em sete meses, orçamento básico para o projeto e um plano de compartilhamento dos resultados do projeto com o ecossistema jornalístico do Brasil.

Para o presidente do Projor, Sérgio Lüdtke, essa é uma das novidades importantes do Codesinfo. “Queremos incentivar o compartilhamento de resultados com a comunidade de jornalistas, pesquisadores da comunicação e organizações de notícias de modo a promover um ambiente de maior colaboração e diversidade de modelos de combate à desinformação no país”.

Segundo Marco Túlio Pires, líder do Google News Lab no Brasil, “o combate à desinformação online é um desafio que precisa ser enfrentado de forma multissetorial, com a união de esforços entre empresas de tecnologia, terceiro setor, governos e as empresas jornalísticas. O Codesinfo dá mais um passo nessa direção, estimulando a troca de conhecimento e o fortalecimento do ecossistema brasileiro de informações online”.

O regulamento, FAQ, formulário de inscrições, pontos de contato e mais informações sobre o programa estão disponíveis no site do Codesinfo.