O que já vinha sendo construído há anos, agora se consolida no Grupo Tribuna: um polo difusor de ideias, debates e tendências, promovendo fóruns, summits e workshops não só em seu auditório, mas também em outros ambientes onde há poder decisório, como Brasília. Além de fomentar a discussão sobre temas que têm relação direta com o desenvolvimento da Baixada Santista e Vale do Ribeira, a organização desses eventos também se tornou importante produto comercial, especialmente na área portuária, em função da presença do Porto de Santos, o maior da América Latina.

No auditório do Grupo Tribuna, apenas neste ano já foram realizados 18 eventos, e estão programados, até dezembro, outros 7. Em pauta, temas como Porto, construção civil, educação, cultura, tecnologia 5G, empreendedorismo e práticas de ESG (sigla em inglês para os termos Ambiental, Social e Governança). Uma usina de ideias que ajudam a guiar a região e quem mora nela pelos caminhos do desenvolvimento.

“Nos últimos anos, o Grupo Tribuna vem se consolidando como centro de referência no debate pelo desenvolvimento da região. Entendemos que esse também é o papel de um grupo de comunicação com a nossa trajetória tão ligada à região. Nosso auditório tem sido o ponto de encontro para essas discussões”, afirma o diretor-presidente da TV Tribuna, Roberto Clemente Santini. Além da TV, o Grupo Tribuna também reúne o jornal A Tribuna, que em março completa 129 anos, além do G1 Santos, A Tribuna Digital, Tri FM e um instituto de pesquisas (IPAT).

Marcos Clemente Santini, diretor-presidente do jornal Tribuna, destaca a diversidade de temas que têm sido colocados para debate, e a importância deles nesse pós-pandemia. “Trazemos especialistas e autoridades para falar diretamente com o público. Nos eventos mais específicos, focados no setor empresarial, também é uma oportunidade de colocarmos as autoridades diretamente com esse público”.

Novas oportunidades

Para Demetrio Amono, diretor comercial do Grupo Tribuna, “os eventos se tornaram estratégia fundamental para engajar nossos usuários e para gerar receita. Eles são construídos com foco na entrega de mídia em todos os meios. Vendemos mídia através dos projetos”. O diretor explica que a área comercial atua em diversas verticais em busca de identificar oportunidades de agenda que atendam demandas do mercado. “Nossa principal vertical é o Porto de Santos e toda sua cadeia logística. Criamos um calendário fixo de eventos dentro da Editoria Porto&Mar e também criamos o formato de Summits para oportunidades de agendas que surgem no decorrer do ano. Neste ano tivemos o Summit Cruzeiros, o Summit Antaq 20 anos , o Summit Porto Indústria”.

Demetrio destaca, ainda, que o fato de o Grupo Tribuna ter um auditório dentro de casa é um facilitador e um privilégio. Outra vertente dos eventos organizados pelo Grupo Tribuna é levar esse know how e a marca do grupo para outros ambientes. Foi assim com o Summit Portos 2022- Capacidade e Competitividade, realizado em Brasília, tendência que também deve crescer em 2023.