Começa nesta quinta-feira (4) o Laboratório de Fundamentos da Transformação Digital, uma parceria da Google News Initiative (GNI), do Google, com ANJ e a Aner. O tema da primeira sessão é Desenvolvimento de Audiência. O programa, de três meses e exclusivo para filiados das duas associações, foi desenvolvido pela GNI para promover melhores estratégias de negócio na indústria jornalística. As inscrições estão encerradas.

O Laboratório de Fundamentos da Transformação Digital é dividido em três módulos:

1) Desenvolvimento de Audiência:

  • Inscrições em newsletters
  • Notificações push
  • Otimização da descoberta de pesquisa
  • Ampliação da estratégia social
  • Aumento da recirculação
  • Velocidade e experiência na página (Core Web Vitals)

2) Receita do Leitor:

  • Ativos de marketing
  • Bloqueio de anúncios
  • Otimização de página de destino para dispositivos móveis
  • Otimização de página de destino para desktop
  • Fluxo de checkout

3) Receita de Publicidade:

  • Tamanhos de anúncios
  • Densidade
  • Posicionamento
  • Formatos
  • Bloqueador de anúncios
  • Política/conformidade
  • Velocidade

Instrutor:

Rafael Savone lidera o Lab de Fundamentos da Iniciativa Google Notícias no Brasil. É músico e especialista em estratégia de negócios e comunicação. Antes de se juntar ao Google, atuou no mercado publicitário e em bigtechs. É formado em Comunicação e Marketing pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e pós-graduado em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Datas:

Duração: 3 meses
Início: 4 de abril de 2024
Término: 6 de junho de 2024
Horário: Quinzenalmente às quintas-feiras, das 15h às 16h30
Vagas: 40

O que são os Laboratórios de Transformação Digital?

Nos Laboratórios de Transformação Digital, turmas formadas por veículos de notícia se reúnem durante vários meses para lidar com problemas específicos de seus negócios, com o apoio de profissionais do Google e de especialistas do setor. Em todos os laboratórios, os participantes:

  • Participam de sessões de aprendizado ao vivo com especialistas do setor
  • Recebem auditorias e mentorias personalizadas
  • Participam de grupos de trabalho para comparar o desempenho e as táticas relacionadas aos temas abordados