A formação em jornalismo deve ser considerada como elemento importante na hora de se apresentar e produzir podcasts e outros tipos de conteúdos na internet. Essa é a visão da maioria dos jornalistas brasileiros, segundo levantamento realizado pelo Portal Comunique-se junto à base que compõe o serviço de mailing imprensa mantido pelo Comunique-se 360.

Realizada durante uma semana, de 18 a 24 de fevereiro, a ação promovida pelo Portal Comunique-se contou com 91 respondentes, sendo todos eles profissionais com cargos jornalísticos em veículos de comunicação espalhados pelo Brasil. A primeira pergunta do questionário foi “você considera importante a formação em jornalismo para apresentar podcasts e produzir outros tipos de conteúdos na internet?”. A maioria (56%) respondeu “sim”. Consequentemente, a alternativa “não” foi marcada por 44% dos entrevistados.

Promovido dias após do youtuber Bruno Ayub (o Monark) deixar a função de apresentador do Flow Podcast por ter defendido a legalidade de um partido nazista no Brasil, o levantamento se propôs a ir além de receber sim ou não como respostas dos jornalistas. Nesse sentido, boa parte dos respondentes aproveitou para explicar por quais motivos é favorável — ou não — à formação jornalística como ponto crucial para trabalhos como podcasters.

O levantamento foi além. Leia aqui o artigo na íntegra.
Imagem: Freepik