O programa “Acelerando a Transformação Digital com ANJ e Aner” é uma excelente oportunidade para que os jornais locais e regionais aperfeiçoem suas práticas e estratégias on-line. Confira abaixo o depoimento de líderes de algumas das 25 redações brasileiras selecionadas para participar da fase de mentoria e fundos de inovação da primeira edição do programa, desenvolvido pela Associação Nacional de Jornais (ANJ) e Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner) em parceria com o Meta Journalism Project e o Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ, na sigla em inglês).

 

Elaine Silva, Editora Chefe do site A Gazeta

Elaine Silva. Foto: Divulgação

“Desde que realizamos o projeto Transformação Digital (T-Digital) em 2019, com a descontinuação do impresso diário e lançamento de um novo produto digital, A Gazeta busca estar sempre na vanguarda do jornalismo digital. Para isso, vem qualificando seu time e buscando as mais inovadoras ferramentas que possam garantir a relevância de seu conteúdo e entregas em multiplataformas. Estamos muito felizes de ser escolhidos novamente para um programa que possa acelerar a nossa transformação, e permitir um olhar cada vez mais amplo para o nosso produto digital. Como um veículo de comunicação local, sabemos dos desafios de monetização e definição do modelo de negócio, por isso é tão importante este apoio que vamos receber. Desta vez, ao participar do programa Acelerando a Transformação Digital tivemos aulas muito interessantes e que nos permitiram refletir sobre como podemos evoluir no site. Com o programa de mentoria queremos nos aproximar ainda mais de nossa audiência, principalmente de nossos assinantes. A ideia é aumentar engajamento da Redação com os leitores, consolidando nosso propósito de fazer um Espírito Santo cada vez melhor.”

 

Gabriel Vital, editor de web do Diário da Região

Gabriel Vital. Foto: Johnny Torres

“Ter o projeto do Diário da Região selecionado para o programa “Acelerando a Transformação Digital” é uma imensa satisfação. Estamos orgulhosos de fazer parte deste seleto grupo e ansiosos para iniciar os trabalhos, com a mentoria que certamente contribuirá muito para tomarmos as melhores decisões no decorrer desse processo. Essa transformação é necessária e inadiável. E o programa será um importante impulso para tornar possível o projeto de levar à nossa comunidade, que é a região de São José do Rio Preto (SP), conteúdo jornalístico de qualidade, acessível, multimídia e multiplataforma.”

 

Audrey Possebom, gerente de Personalidade da Gazeta do Povo

“A seleção para o programa “Acelerando a Transformação Digital” nos deixou muito honrados. A Gazeta do Povo encerrou a circulação impressa em maio de 2017 e, desde então, vem passando por constante inovação, com foco em novos formatos e em um modelo sustentável de assinaturas digitais. O incentivo da ANJ e do Facebook, parceiros nessa iniciativa, será fundamental para a capacitação do time e para a consolidação da Gazeta do Povo como um dos principais produtores de conteúdo do país.”

 

Laurindo Ferreira, Diretor de Redação do Jornal do Commercio

Laurindo Ferreira. Foto: Divulgação

“O JC vive um processo de profundas transformações como marca de mídia. Somos hoje um veículo cem por cento digital e o “Acelerando” vai nos ajudar muito a seguir essa trilha. Inovação com credibilidade e audiência relevante. É esse o desafio.”

 

 

 

Carlos Marcelo Carvalho, Diretor de Redação do Estado de Minas

Carlos Marcelo Carvalho. Foto: Divulgação

“Ficamos muito felizes com a escolha de nosso projeto, ainda mais em um momento crucial de otimização do trabalho de criação de conteúdo. O financiamento vai proporcionar a chance de desenvolver uma de nossas ideias mais promissoras. E a mentoria certamente garantirá insights preciosos.”

 

 

 

 

 

Os participantes selecionados receberão, ao longo de três meses, treinamento estratégico e tático com especialistas do setor, além de fundos de até US$ 15 mil para apoiar as redações no desenvolvimento de projetos, produtos ou melhorias de processos.

Veja abaixo a lista dos 25 veículos escolhidos para a última etapa do programa – 16 deles são associados da ANJ:

100fronteiras (Foz do Iguaçu, PR)
A Gazeta (Vitória, ES)
CartaCapital (São Paulo, SP)
Diário da Amazônia (Porto Velho, RO)
Diário da Região (São José do Rio Preto, SP)
Diário do Nordeste (Fortaleza, CE)
Diário Popular (Pelotas, RS)
Diários Associados (Belo Horizonte, MG)
Folha de Londrina (Londrina, PR)
Folha do Mate (Venâncio Aires, RS)
Folha Vitória (Vitória, ES)
Gazeta do Povo (Curitiba, PR)
Grupo Perfil Brasil (São Paulo, SP)
Grupo Sinos (Novo Hamburgo, RS)
Jornal Atual (Itaguaí, RJ)
Jornal do Commercio (Recife, PE)
Jornal O Tempo (Belo Horizonte, MG)
O Globo (Rio de Janeiro, RJ)
O Liberal (Americana, SP)
O Liberal (Belém, PA)
O Povo (Fortaleza, CE)
Pais & Filhos (São Paulo, SP)
Revista PIM Amazônia – Editora Balponte (Manaus, AM)
Tribuna Independente (Maceió, AL)
Vida Simples (São Paulo, SP)