Pesquisadores do Reuters Institute estudaram, em 33 mercados, a indústria de notícias ao longo de 2021. Segundo eles, a pandemia levantou novas questões sobre a cobertura e acelerou a mudança para o trabalho remoto e híbrido. As empresas têm enfrentado desafios familiares, como desmascarar informações falsas e lidar com a falta de diversidade em termos de produção, liderança e equipe. Mais redações adotaram a receita dos leitores para combater o declínio nas vendas de publicidade e impressos.
Veja abaixo algumas dessas descobertas que ainda serão relevantes em 2022.

  • A confiança nas notícias aumentou após a pandemia
  • Pessoas que não confiam nas notícias tendem a ser mais velhas, menos educadas e menos interessadas em política
    Mais pessoas estão preocupadas com a desinformação, e as notícias falsas sobre Covid-19 estão no topo das preocupações
  • O uso de organizações de notícias como fonte de notícias sobre Covid-19 está associado a uma menor crença na desinformação sobre vacinas
  • A maioria das pessoas deseja que as notícias sejam neutras e reflitam uma ampla gama de pontos de vista
  • O acesso às notícias está se tornando mais distribuído, especialmente para o público jovem
  • Pessoas que usam pesquisa, redes sociais e agregadores têm dietas de notícias mais diversificadas
  • Apenas 5% vivem em câmaras de eco de notícias online politicamente partidárias
  • A grande mídia luta para ser notada em redes sociais mais novas e mais visuais
  • A pandemia acelerou o fim da impressão
  • A receita do leitor agora é considerada mais importante do que os anúncios entre os líderes de notícias pesquisados
  • Mais pessoas pagam por notícias online, mas a maioria não
  • A maioria das pessoas não quer que os governos intervenham para ajudar as organizações de notícias
  • Apenas 22% dos 180 principais editores em 240 grandes veículos em 12 mercados são mulheres
  • Apenas 15% dos 80 principais editores em 100 marcas em cinco mercados não são brancos
  • Os líderes do noticiário sentem que a indústria não está fazendo o suficiente para resolver seu problema de diversidade
  • As redações adotam o trabalho híbrido, mas muitas ainda estão descobrindo como fazê-lo funcionar

Veja aqui o texto na íntegra.