O GLOBO – 03/08/2019

A Apple informou ontem a suspensão da prática de ouvir conversas de usuários da assistente virtual Siri.

A medida foi tomada como resposta a uma reportagem publicada pelo jornal britânico Guardian, que revelou que funcionários de empresas contratadas pela companhia escutavam regularmente vários áudios captados pelo software, incluindo assuntos sensíveis, como negociações para a compra de drogas, informações médicas e sexo.

O escândalo dos “grampos” dos assistentes de voz começou com uma reportagem publicada pela agência Bloomberg, que revelava a prática pela Alexa, a assistente de voz da Amazon. O Google Assistente também ouvia conversas, como mostrou reportagem da emissora belga VRT.

Nesta semana, reguladores alemães ordenaram a suspensão temporária da transcrição de conversas captadas pelo assistente do Google na União Europeia, para que uma investigação avalie se a prática está de acordo com o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados. A ordem dos reguladores veio depois que informantes disseram que algumas gravações continham informações confidenciais. Segundo uma agência em Hamburgo, o Google concordou com uma suspensão das gravações por três meses enquanto aguarda a investigação.

SURPRESA NO ESCRITÓRIO

A Apple já havia admitido que funcionários escutavam uma pequena parcela das conversas captadas pelo assistente, menos de 1% do total, com o intuito de melhorar o sistema. O objetivo era classificar uma série de fatores, como se a ativação foi deliberada ou acidental, se a pergunta poderia ser respondida pelo assistente e se a resposta foi apropriada. “Enquanto conduzimos uma revisão completa, suspendemos o programa de classificação do Siri globalmente”, afirmou em nota a empresa de Tim Cook. De acordo com o Guardian, funcionários que trabalham em uma empresa contratada para este fim na Irlanda foram surpreendidos ao chegarem no escritório ontem, sendo enviados para casa sob a alegação de que o sistema não estava funcionando. Eles não foram informados sobre o futuro de seus empregos com a suspensão. Apenas os gerentes ficaram no local. A Apple informou que uma “pequena porção” das requisições à Siri é analisada para melhorar o sistema. Mas, por vezes, o assistente é acionado sem querer, ao confundir o comando “Hey, Siri”. Nessas ocasiões, os usuários nem sabem que estão sendo gravados.