A ACOS Alliance (A Culture Of Safety Alliance), uma coligação global de mais de 150 organizações de notícias, associações de jornalistas e ONGs de defesa da liberdade de imprensa, e a World Association of News Publishers (WAN-IFRA) lançaram, nesta quinta-feira (4), o Editor Safety Hub, uma plataforma de formação de acesso gratuito para editores e gestores de notícias. Foi lançado também o primeiro curso do projeto, o The Fundamentals of Safe Commissioning, um treinamento individualizado que capacita os editores com as habilidades necessárias para encomendar trabalhos jornalísticos sem riscos, apoiar o bem-estar dos freelancers com quem trabalham e incorporar uma cultura de segurança em seu cotidiano. O conteúdo do curso foi criado com a Aegis Safety Alliance e em consulta com editores de notícias, instrutores de segurança e consultores educacionais.

“Os editores e gestores de notícias têm o potencial de impactar positivamente a segurança dos jornalistas com quem trabalham, mas são muitas vezes esquecidos quando se trata de formação em segurança”, diz Elisabet Cantenys, diretora-executiva da ACOS Alliance. “O Editor Safety Hub preenche essa lacuna crítica, fornecendo às organizações de notícias, grandes e pequenas, uma maneira eficiente de melhorar sua cultura de segurança e praticar a delegação de tarefas de forma segura”, completa.

“O Editor Safety Hub é um recurso adicional vital para as redações à medida que elas enfrentam ameaças crescentes ao seu jornalismo e visam incutir boas práticas de segurança em uma indústria que enfrenta desafios de todas as direções”, afirma Andrew Heslop, diretor-executivo de liberdade de imprensa da WAN-IFRA. “Manter seu pessoal seguro é uma prioridade máxima para nossos membros e parceiros em todo o mundo: ao nos envolvermos com o Hub, estamos confiantes de que editores e gerentes obterão o conhecimento e as ferramentas necessárias para ajudá-los no caminho para fazer exatamente isso.”

Do Brasil, o editor e presidente-executivo da Associação Nacional de Jornais (ANJ), o jornalista Marcelo Rech, integra o Comitê Consultivo do Editor Safety Hub, tendo participado da construção do primeiro treinamento da nova plataforma. “Esse é um curso único, voltado para a segurança de repórteres, construído com base no bom senso e na experiência prática. Esperamos que possa salvar vidas e evitar tragédias em coberturas jornalísticas”, destaca Rech.

O treinamento The Fundamentals of Safe Commissioning, em inglês, conduz os participantes pelos elementos essenciais do gerenciamento de riscos por meio de vídeos, estudos de caso, cenários, visualizações, questionários e modelos para download que permitem envolvimento e feedback. O curso foi elaborado para incentivar processos de pensamento contínuos em torno da segurança e abrange aspectos de segurança digital, jurídico, físico e psicológico. Ao concluir, os editores serão capazes de:

  • Compreender o seu papel e responsabilidades de segurança, incluindo o dever de diligência;
  • Realizar uma autoavaliação de segurança e avaliações de risco com freelancers;
  • Conhecer os procedimentos para relatar incidentes e seguir protocolos de segurança;
  • Implementar decisões editoriais sólidas versus decisões de segurança;
  • Apoiar o bem-estar psicológico de suas equipes e realizar o autocuidado.

O Editor Safety Hub pretende lançar ainda neste ano versões em espanhol e árabe do curso. Outros cursos que cobrem tópicos específicos de segurança com maior profundidade estão planejados para 2025.