Novo relatório da Associação Mundial de Editores de Notícias (WAN-IFRA) mostra que 75% dos editores dizem que a inteligência artificial (IA) desempenhará um papel crucial no sucesso de seus negócios nos próximos três anos.

Pode ser caro, mas…: A inovação e o investimento em IA não são apenas para os editores de renome em todo o mundo, pois os pequenos já adotaram a IA em muitas facetas de suas atividades. Seja por meio de desenvolvimento interno ou parceria com startups, universidades/laboratórios ou outras editoras, existem maneiras de embarcar.

Agora a realidade no terreno…: Embora haja entusiasmo para investir em IA em um futuro próximo, quase 50% dos entrevistados disseram que não adotaram o uso de IA até agora; 19% implementaram vários casos e apenas 11% implementaram totalmente um caso.

Lutas internas: Qualquer adoção de uma nova tecnologia traz seu próprio conjunto de obstáculos e desafios, e a IA certamente não é exceção. Embora existam vários casos globalmente de pequenas editoras que implementam IA, os publishers dizem que seu maior desafio é a falta de financiamento no orçamento e no tempo em comparação com outros projetos. Não muito atrás disso está a dificuldade em desenvolver casos de uso reais de IA prontos para produção.

Não está pronto para entregar as chaves da IA, mas os editores estão se aquecendo:
O quase tabu que já foi associado à IA no que se refere ao jornalismo está claramente desaparecendo, ou até mesmo um ponto discutível, à medida que as redações e seus editores se inclinam para os claros benefícios da automação. Parece um clichê, mas é verdade: quando bem feito, as vantagens de automatizar processos mundanos permitem que os jornalistas se concentrem mais em seus princípios fundamentais de criação de conteúdo de qualidade. Mas cada vez mais, como a pesquisa mostrou, o lado da inteligência da IA também está conquistando editores e jornalistas no que se refere às estratégias de receita do leitor.

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