PROPMARK – 29/10/2019

Marina Oliveira

A edição 2019 do Print Summit aconteceu nesta terça-feira (29) na ESPM Tech em São Paulo e reuniu profissionais de gráficas, agências e veículos de mídia para debater a importância do impresso.


Armando Ferrentini, publisher do PROPMARK, abriu o encontro falando que o print não vai morrer e que o online veio para acrescentar ao mercado. “Fala-se muito a respeito da batalha entre o on e offline e acho que está mais do que na hora de relembrarmos fatos onde foi convocada a publicidade para resolver a questão de dois mundos diferentes, ou esclarecer uma boa parte da população. A respeito das diferenças e desencontros entre um mundo e outro”, comentou Ferrentini.

“Não seria de todo mal eventualmente pensarmos em uma campanha publicitária para que provocássemos uma encrenca, no bom sentido é claro, para que as coisas sejam faladas. Apesar da juventude ser muito dedicada ao online, temos que mostrar a importância continuada do que é o impresso. Nós estamos hoje em um mundo digital, mas estamos falando aqui do uso em termos de receitas. E é importante que se pense nessa campanha, eu ofereço meus veículos para a campanha ser veiculada, procuraremos os grandes jornais que tenham interesse em aderir para que a gente mostre ao público que o print não vai morrer nunca. O online veio para acrescentar ao mercado e não para acabar com o mercado do offline”, disse.  

Em sua palestra, Sergio Junqueira Arantes, CEO da Eventos Expo Editora, falou sobre online e impresso estarem caminhando juntos.

“Os ambientes físico e online fazem parte intrínseca do mundo real e já não dá mais para separar. São duas faces de uma mesma moeda, temos de viver nessas duas faces se nós queremos sucesso”, alertou.

O empresário chamou a atenção para grandes marcas digitais que investiram em peças impressas como Netflix, Uber e Airbnb.

Alternativas

Luciana Schwartz, da VML, Pedro Barbastefano, da 29 Horas e Luiz Felix, da Africa apresentaram cases nacionais e internacionais chamando a atenção do público para as alternativas crossmedia.

Baseada nos modelos americano e francês, Luciana comentou sobre a reinvenção dos grandes periódicos a partir de ações integradas entre impresso e online. “Esse é um exemplo de como o mercado reage e amadurece. Todas as empresas que o Le Figaro tem e a receita de serviços de e-commerce, print e digital, eles se movimentam em performance porque não tem como não se movimentar. A publicidade no digital tem problemas ainda, mas eles vêm se movimentando como podem, a própria mídia digital com a lei geral de proteção de dados. Eu sou uma nativa de offline e não tive como não me digitalizar”, defendeu.

“O conteúdo sempre é relevante seja qual for a plataforma, os meios se complementam. Hoje a Black Friday foi 50% digital e 50% impressa, o mercado está se acomodando”, atenta a criativa.

Barbastefano apresentou o case da Revista 29 Horas, que há 10 anos circula no aeroporto de Congonhas e, agora também está no Galeão. O publisher contou sobre a força do OOH para o setor e as soluções encontradas pelo veículo para chamar a atenção do leitor.

Segundo Barbastefano, uma saída para a revista seguir sendo relevante foi a estratégia de levar para o ambiente digital conteúdo exclusivo. “Fazemos uma entrevista pingue pongue com os personagens das capas em formato digital e o leitor tem acesso a partir de um QR Code impresso na revista”, disse.

Já Luiz Felix, criativo da Africa, afirmou ser um aficionado por conteúdo impresso e mostrou o movimento que a agência tem feito no sentido de integrar as mídias. Ele expôs o case Tagwords, para Budweiser e, também uma campanha de combate às fake news para a editora Penguin Books.

Armando Ferrentini, publisher do PROPMARK
Luciana Schwartz, diretora de mídia Omnichannel da Agência VML
Sergio Junqueira Arantes, CEO da Eventos Expo Editora
Pedro Barbastefano, sócio e diretor comercial da 29Horas Mídia Aeroportuária
 Luiz Felix, da Agência Africa
Palestrantes participam de bate-papo no Print Summit
Debate após as palestras
Tiago Ferrentini, diretor operacional do PROPMARK
Barbastefano fala sobre métricas do impresso
Público encheu o auditório da ESPM Tech para a edição 2019 do Print Summit
Carlos Jacomini, da ABRO anuncia Selo Papel Legal
 Após as palestras, foi aberto um debate mediado pelo diretor operacional do PROPMARK, Tiago Ferrentini, onde os participantes falaram sobre novas formas de mensurar a eficácia do impresso e como as agências conduzem briefings para que contemplem estratégias integradas de mídia.

Durante o evento, Carlos Jacomini, da Associação Brasileira de Empresas com Rotativas Offset (ABRO) lançou o Selo Papel Legal, que servirá como um ISO da categoria com o intuito de reconhecer empresas gráficas em três frentes: ética, ambiente concorrencial e valor de empresas.