O GLOBO – 06/02/2019

Imagine se, em vez de criar o Facebook há 15 anos, Mark Zuckerberg resolvesse… abrir uma franquia do McDonald’s e vender Big Macs? Pois essa foi uma das recomendações do pai de Zuckerberg, Ed, quando o filho chegou à idade de ir para a universidade. Foi o que revelou uma das irmãs do fundador da rede social, Randi Zuckerberg, em entrevista à CNN para um documentário a ser lançado no domingo nos EUA sobre a década e meia do site.

—Meu pai, pouco antes de entrarmos na faculdade, nos deu a opção de investir numa franquia e dirigi-la — contou Randi.

Depois, já em Harvard, Mark criou o site que viria a se tornar a maior rede social do planeta. Acaba de completar 15 anos com 2,3 bilhões de usuários. Zuckerberg acabou largando a universidade para se dedicar ao Facebok, o que, segundo a irmã, deixou os pais chateados na época —mas eles acabaram relevando.

—A atitude deles foi tipo “Ok, você devia ter pegado o dinheiro daquela franquia do McDonald’s se quisesse investir num negócio próprio. Mas tudo bem, isso (o Facebook) até pode ser uma boa segunda opção” —lembrou Randi.

Dinheiro que agora não falta ao irmão, que recentemente saltou para o 5º lugar da lista de bilionários da Bloomberg, com fortuna avaliada em mais de US$ 65 bilhões.

Randi Zuckerberg foi uma das primeiras funcionárias do Facebook (ajudou na criação do logotipo) e lidou com as primeiras experiências de vídeos live dentro da rede social. Ela agora é diretora executiva de sua própria empresa, a produtora Zuckerberg Media.

—No início do Facebook éramos muito idealistas, eu achava que estávamos dando voz a todo mundo —comentou. —Só anos mais tarde percebi que, toda vez que você põe uma ferramenta à disposição do mundo, sempre haverá quem a use para o bem e quem a use para o mal.

BUG DO MILÊNIO

Bem antes do fenômeno social, porém, os dois irmãos costumavam se divertir jogando Mario Kart ou SuperNintendo e pregando peças nos pais. A favorita de Randi, revelou ela, foi desligar o disjuntor da casa na noite de Ano Novo de 1999 para o ano 2000. A mãe deles, Karen, achou que o bug do milênio estava acontecendo e saiu gritando pela casa.

—Ficamos de castigo um tempão, mas valeu a pena.