Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias (WAN-IFRA) juntou-se à mobilização da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) que tem por objetivo a conscientização sobre a necessidade de garantir a elucidação dos crimes contra jornalistas, em meio à crescente violência contra esses profissionais. A campanha, #TruthNeverDies, será lançada em 2 de novembro, no Dia Internacional pelo Fim da Impunidade dos Crimes contra Jornalistas.

Nos últimos doze anos (entre 2006 e 2017), afirma a UNESCO, cerca de 1010 jornalistas foram mortos por denunciar e trazer informações ao público. Em média, um assassinato a cada quatro dias. A cada dez desses casos, nove ficam impunes. Essa impunidade, diz a organização, prejudica todas as sociedades ao encobrir abusos sérios de direitos humanos, corrupção e crime.

Os governos, a sociedade civil, a mídia e todos os envolvidos, destaca a UNESCO, devem defender o estado de direito no esforço global para acabar com a impunidade. “É nossa responsabilidade garantir que os crimes contra jornalistas não fiquem impunes. Temos de garantir que os jornalistas trabalhem em condições seguras que permitam que uma imprensa livre e pluralista floresça”, diz Audrey Azoulay, diretora-geral da organização.

A WAN-IFRA reforça que a escalada de violência continua em 2018, quando pelo menos 45 jornalistas foram mortos no mundo como resultado de seus trabalhos, de acordo com o acompanhamento feito pelo Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ).
A campanha global a ser lançada pela UNESCO inclui peças publicitárias que podem ser divulgadas pelos veículos de comunicação em diferentes meios.

Leia mais em:

https://blog.wan-ifra.org/2018/10/25/truthneverdies-join-global-campaign-to-end-impunity-for-crimes-against-journalists

https://en.unesco.org/commemorations/endimpunity