PORTAL IMPRENSA – 20/05/2020
Criado nos EUA em 2016 com o objetivo de derrubar o financiamento de sites de extrema direita que propagam notícias falsas, o movimentou Sleeping Giants estreou no Brasil essa semana e já fez grandes empresas reverem suas campanhas online.
Após serem alertadas de que sua publicidade aparece no site Jornal da Cidade Online (JCO), Banco do Brasil, Dell e Telecine anunciaram que terão mais cuidado para evitar o financiamento da plataforma e de outras que propagam desinformação.
Defensor do governo Bolsonaro, o JCO foi escolhido como foco inicial das ações do Sleeping Giants Brasil por ter sido considerado o site que mais propagou fake news nas eleições de 2018.
Entre outros feitos, o JCO já foi condenado a indenizar o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz, por fake news, e também foi acusado de usar colunistas fake com fotos modificadas virtualmente.
“Obrigado por nos informar. Já pausamos a campanha, que funciona de maneira automática, e vamos analisar todos os portais que estão veiculando o anúncio. Somos totalmente contra a disseminação de fake news e precisamos, juntos, combatê-la”, escreveu a Telecine.
Nesta terça (19) o Banco do Brasil também informou a retirada de anúncios do JCO. À frente da comunicação do governo, Carlos Bolsonaro, filho do presidente, criticou a decisão nesta quarta (20).
Nos EUA o site de extrema direita Breitbart News perdeu mais de oito milhões de euros em publicidade após a atuação do Sleeping Giants.
Para fazer os alertas, o Sleeping Giants compartilha capturas de telas nas redes das empresas, alertando-as de que suas campanhas publicitárias financiam sites ultraconservadores.