Fundado em 1938, o jornal A Tribuna completa nesta quarta-feira (22) 83 anos de serviços ao estado do Espírito Santo. De forma cada vez mais adaptada aos novos tempos e apostando no futuro, o diário – único da região a circular diariamente no formato impresso – tem presença ativa em múltiplas plataformas.

“O jornal faz parte dos registros dos fatos que aconteceram, que acontecem e que vão acontecer, narrados com credibilidade e responsabilidade”, destaca o diretor comercial da Rede Tribuna, Ricardo Uchôa Matos. “É um jornal que está sempre atualizado nas suas informações, em um mecanismo cada vez mais interativo com o leitor”, ressalta ele, lembrando que o veículo oferece QR-Codes, por meio dos quais o público tem acesso a mais informações referentes a cada conteúdo publicado.

“Um jornal não faz 83 anos por acaso”, disse o presidente da ANJ, Marcelo Rech. “Trata-se de uma história construída dia a dia, vencendo desafios e formando uma reputação que hoje está enraizada na sociedade do Espírito Santo”, afirmou Rech, que participou da abertura do webinário “Segurança Jurídica em Contratos no Brasil”, promovido hoje pelo diário capixaba.

O jornal A Tribuna circula todos os dias e ocupa posição de destaque entre os maiores jornais do Brasil (IVC-Instituto Verificador de Comunicação). Um jornal completo, A Tribuna possui nove editorias: Cidades, Economia, Polícia, Política, Regional, Internacional, Opinião, AT2 e Esportes, diariamente nos Noticiários, os cadernos de Classificados, Imóveis, AT em Família, AT2 Fim de Semana e Sobre Rodas.

O diário integra a Rede Tribuna de Comunicação, que é formada, no Espírito Santo, também pela TV Tribuna/SBT, pelas rádios Tribuna FM Vitória, Tribuna FM Cachoeiro e Legal FM, e pelo portal de notícias Tribuna Online. E em Pernambuco, pela rádio Tribuna FM e pela TV Tribuna/Band.

Histórico

O jornal A Tribuna foi fundado em 22 de setembro de 1938, na cidade de Vitória, capital do Espírito Santo, por Wallace Tadeu e Heráclito Duque de Freitas. Com ele, inaugurava também um novo estilo de fazer jornal: manchetes em corpo enorme nas capas e nas páginas centrais, muitas ilustrações, farta cobertura esportiva, linguagem forte, publicações de muita informação de utilidade pública, um autêntico jornal popular.

O jornal A Tribuna funcionou inicialmente na Esplanada Capixaba, hoje Av. Jerônimo Monteiro. Já em 1941, estampava em sua capa o slogan “O jornal do Espírito Santo”.

Em 18 de abril de 1939, o jornalista cearense Lauro Reis Vidal passa a ocupar o cargo de diretor e é considerado o introdutor da imprensa moderna no Estado.

Em 1941 a redação de A Tribuna era considerada a terceira do país em conforto. Nessa época, A Tribuna já usava na capa o slogan “O jornal do Espírito Santo”. Um ano depois, o jornal ganha novas instalações na Av. Capixaba, nº 349.

Em 1945 o controle da empresa passa para o grupo dirigido pelo Partido de Representação Popular. Posteriormente é vendido a políticos ligados a Ademar de Barros.

Quase trinta anos depois, em 1968, o jornal é adquirido pelo Grupo João Santos e em 1971 é transferido para a Ilha de Santa Maria, numa linha independente e com impressora off-set.

Fechado em 1972, a primeira edição na nova sede só acontece em 7 de outubro de 1973.

Em 25 de maio de 1981 explodem duas bombas, provocando um incêndio que destruiria completamente o departamento de Circulação, o arquivo e parte das máquinas impressoras.

Em 23 de março de 1984 o jornal fecha novamente, reabrindo em 02 de fevereiro de 1987, com a redação modernamente informatizada para os padrões da época e pela primeira vez no formato tablóide, após desativação de 3 anos por força de uma greve, resultante da negociação exigida pelos funcionários.

Virada e conquista da liderança

A grande virada do jornal A Tribuna começa em 22 de novembro de 1995. Um novo projeto gráfico é especialmente encomendado à Universidade de Navarra, Espanha. O jornal vem moderno, arrojado, pela primeira vez em cores. A esta altura, o jornal já havia investido na mais moderna impressora do Estado, com capacidade para imprimir até 45.000 exemplares de até 48 páginas por hora.

No ano seguinte, em 16 de setembro de 1996, A Tribuna vence mais uma etapa e começa a circular também às segundas-feiras, tornando-se definitivamente um veículo competitivo em todos os sentidos.

Em 1997 o jornal A Tribuna obtém o maior índice de crescimento em percentual do País, com médias de 47,95% em dias úteis e 79,34% aos domingos, de acordo com o IVC – Instituto Verificador de Circulação. Também nesse ano, A Tribuna conquista o prêmio Colibri de Ouro, sendo eleito Veículo de Comunicação do Ano.

Ainda em 1997 o jornal lança a maior promoção de prêmios do Estado, a promoção Tribuna Dá de 10, sorteando um carro zero todo mês. A promoção foi a mais longa do país, encerrada em abril de 2019.

O ano de 1998 é marcado pelas promoções e serviços à comunidade. Coleções de pôsteres como Seleções da Copa do Mundo, Craques da copa, Chiquititas, Mapas do Mundo, Relevos do Mundo, Mapas de Regiões Brasileiras, Bandeiras, Mapas Rodoviários, entre outros, sem custo adicional, são sucesso entre leitores e viram uma mania entre estudantes.

Outro sucesso é o lançamento do Projeto Escolar – Ensino Médio, uma coleção com 29 suplementos com todas as matérias do ensino médio (2° Grau), totalmente de graça. Um trabalho sem precedentes no Estado.

1998 é também o ano do 60° aniversário do jornal, que brindou a toda a comunidade capixaba com o Baile da Cidade, realizado ao ar livre, na Praia de Camburi, com a Orquestra Tabajara. Uma festa que reuniu mais de 7.500 pessoas numa noite inesquecível.

Em 1999 o jornal se consolida como LÍDER DE VENDAS EM TODO O ESTADO, de segunda a sexta, comprovado pelo IVC. É também o preferido do capixaba, como maior número de leitores em todo o Estado, de acordo com as pesquisas do IBOPE.

Com a liderança em vendas no Espírito Santo, o jornal alcançou com 80% de share, atingindo 784.689 pessoas na Grande Vitória (Média semanal/Ibope maio/2009).

Na venda diária, A Tribuna alcançava mais do que o dobro de circulação que o seu concorrente A Gazeta, que perdeu mercado, vendas e leitores. Os índices das pesquisas do IBOPE mostravam: na média de leitura diária A Tribuna atingia 387.144 pessoas enquanto A Gazeta apenas 122.056 pessoas. Somente na Classe AB, com 160.775 leitores, A Tribuna tinha mais leitores do que o total de leitores do concorrente.

Já em 2000, o jornal conquista a liderança de vendas diárias e é, até hoje, o maior jornal do Espírito Santo.

Novo layout

Em 18 de junho de 2009 o jornal passou por uma releitura do seu layout, valorizando vinhetas, padronização de colunas, fotos diferenciadas, ficando com aparência moderna e jovial, mantendo a seriedade e confiabilidade de seu conteúdo, formado por nove editorias (Cidades, Economia, Polícia, Política, Internacional, Opinião, Regional, AT2 e Esportes). No mesmo período, foram feitos novos investimentos na modernização do Parque Gráfico.

Além do melhor e mais diversificado conteúdo editorial – Cidades, Economia, Polícia, Política, Internacional, Opinião, Regional, AT2 e Esportes, A Tribuna tem um time de colunistas de peso: Coluna do Estadão, Claudio Humberto, Claudia Matarazzo, Painel, Plenário, Paulo Octavio, Maurício Prates, Tribuna Livre, Doutor João Responde, Religião, Qual é a Bronca?, Gilmar Ferreira, Carlos Nejar, Martha Medeiros, Indicadores, Nutridicas, De Olho no Lance, Farol Alto, Fonte Grande (Luiz Trevisan), Sexo e Saúde (Lorena Baldotto), Mundo Digital (Eduardo Pinheiro), Papo de Família (Claudio Miranda) e Fala, Doutor.

Outras informações

– A Tribuna já conquistou dez vezes o troféu “Deusa da Fortuna” como o “Melhor Veículo do Espírito Santo”, prêmio concedido pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas – CNDL, que elege os melhores do ano nas categorias Fornecedor, Prestador de Serviços e Imprensa, que se destacam pelo conjunto de ações promovidas em prol do desenvolvimento do varejo nacional, como qualidade de seus produtos, preços, serviços, atendimento, promoções, propaganda e merchandising. E em 2013 e 2014 A Tribuna foi reconhecido pela Academia Brasileira de Marketing como “Melhor Jornal Regional do Brasil”, no Prêmio Veículos de Comunicação, realizado pela Editora Referência.

Slogans

O primeiro slogan do jornal A Tribuna era “O jornal do Espírito Santo”, já em 1941.

Na década de 1990 A Tribuna usava o slogan “O jornal que não se dobra”, numa uma alusão óbvia ao formato tablóide, adotado em 02 de fevereiro de 1987.

Após as mudanças instituídas em 1995 A Tribuna adotou o slogan “O jornal que todo mundo lê”. Com mais de cinco leitores por exemplar (de acordo com o Ibope) A Tribuna já era realmente o jornal mais lido em todo o Estado e por pessoas de todas as classes sociais, sexo e faixas de idade, o que justificava a frase.

A partir do ano 2000 A Tribuna, já líder em circulação no Estado, passou a usar o atual slogan “O melhor e maior jornal do Espírito Santo”, uma tradução literal da realidade.

A partir de 2019, o jornal A Tribuna volta a adotar o slogan “O jornal do Espírito Santo”, numa representação fiel da sua posição no mercado.