FOLHA DE S.PAULO – 15/11/2019

Nelson de Sá

No canal chinês de notícias CGTN (abaixo), Shen Haixiong, presidente do Grupo de Mídia da China, assinou memorando de acordo com Roberto Marinho Neto, do Grupo Globo, para “troca de programas e colaboração em produção”, com “parceria em filmes e TV, esportes e tecnologia 5G”.


Segundo o site da CGTN, Marinho disse que “espera usar as plataformas de mídia do Grupo Globo, como TV, rádio e novas mídias, para expandir a cooperação com o GMC na coprodução de filmes para TV, no compartilhamento de conteúdo de programas e no uso de novas tecnologias”.

Shen já havia assinado contrato na mesma linha com o Grupo Bandeirantes e, em entrevista, descreveu como possibilidade “ótima” e “factível” trazer à TV paga brasileira o próprio canal CGTN –que busca concorrer internacionalmente com o russo RT, o France 24 e o BBC World.

PS – O GMC, criado no ano passado a partir da maior rede da China, CCTV, também fechou com o Ministério da Cidadania um acordo para intercâmbio de programas e filmes, promoção de festivais de cinema nos dois países e abertura de conversas para estabelecer “um canal de TV por assinatura dedicado exclusivamente a programas e filmes sino-brasileiros”, segundo o site Tela Viva.

Por fim, Shen assinou ainda com o presidente da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC, que inclui a TV Brasil), estatal presidida pelo general Luiz Gomes, que estudou da Universidade de Defesa Nacional, do Exército de Libertação Popular, como noticiaram a Agência Brasil e o Diário do Povo, do PC chinês.