A primeira rodada, em 2023, do programa Laboratórios de Transformação Digital, uma parceira da Associação Nacional de Jornais (ANJ) com a Google News Initiative (GNI), do Google, é destaque no novo relatório World Press Trends Outlook 2023-2024, da World Association of News Publishers (WAN-IFRA), lançado nesta quinta-feira (25).

O programa, conforme é lembrado pela WAN-IFRA, garantiu 200 horas de treinamento e consultoria durante um período de 16 semanas, focados em esforços para diversificar receitas e entender melhor audiência, para 15 veículos de pequeno e médio porte associados à ANJ, de diferentes regiões do país.

As primeiras sessões foram dedicadas à receita do leitor. A turma selecionada recebeu mentorias especializadas em fundamentos da receita do leitor, métodos ágeis e disciplina de teste e aprendizado, definição de metas, proposta de valor do cliente, fluxos de compra sem atrito, marketing, modelos de assinatura e muito mais.​

A série Laboratórios de Transformação Digital tem por objetivo promover melhores estratégias de negócio na indústria jornalística, ajudando pequenos e médios veículos das principais associações de notícias do país a diversificar receitas e entender melhor sua audiência.

Os treinamentos estão divididos entre três laboratórios para trabalhar projetos ou problemas específicos de seus negócios, com o apoio do Google e de consultores da Blue Engine Collaborative. Além da iniciativa voltada para receita do leitor, também serão realizados os laboratórios de desenvolvimento de audiência e fundamentos da transformação digital, cujas informações para inscrição serão divulgadas em breve.

Perspectiva positiva

Em um contexto de instabilidade geopolítica, relações em rápida mudança com plataformas tecnológicas e questões estratégicas levantadas pela IA generativa, o novo estudo WAN-IFRA revela que os editores de notícias estão notavelmente otimistas em relação ao próximo ano e às suas perspectivas no futuro.

Pouco mais de metade (55%) dos executivos de notícias entrevistados para o relatório disseram estar otimistas em relação aos próximos 12 meses. Olhando mais adiante, o nível de otimismo aumenta ligeiramente, com quase seis em cada dez (58%) entrevistados afirmando que estão positivos quanto às perspectivas da sua empresa nos próximos três anos. Isso marca uma mudança clara em relação ao ano passado, quando a maioria dos editores estava pessimista quanto ao futuro próximo.

“Muitos editores com quem conversamos estão claramente preocupados com os desafios contínuos da indústria e dos seus negócios – velocidade de transformação e inovação, diversificação dos seus fluxos de receitas, garantia de um modelo de negócio sustentável, melhor compreensão e envolvimento dos seus públicos e muito mais”, disse Dean. Roper, Diretor de Insights e Editor-Chefe da WAN-IFRA. “Mas também houve claramente um grande progresso em todas essas frentes, e noutras, nos últimos anos para trazer este nível de otimismo. E, certamente, isso varia de região para região, de mercado para mercado e de editora para editora.”