A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP, na sigla em espanhol) realiza, de 25 a 27 de abril, seu encontro virtual e gratuito semestral, no qual abordará os temas mais relevantes sobre a sustentabilidade do Jornalismo e as consistentes violações à liberdade de imprensa nas Américas. Programa completo e link para inscrição aqui.

O primeiro dia se concentrará na discussão dos relatórios dos 25 países sobre a liberdade de imprensa. Entre os temas relevantes, será discutida a segurança para combater assassinatos e ataques contra jornalistas, bem como ataques contra a mídia. O assédio judicial, a legislação de controle da liberdade de imprensa e o discurso estigmatizante contra a imprensa serão outros temas em debate.

No que diz respeito à indústria jornalística, destacam-se temas como “A reconstrução das notícias locais” do consultor americano Ken Doctor. O presidente da Mark Tube, Ezequiel Arbusti, apresentará “Estratégias de crescimento de audiência digital autossuficiente”, com a participação de pequenos e médios executivos de mídia digital que alcançaram a sustentabilidade, como La Silla Rota, Proceso, Radio Fórmula e Light Notícias, do México; La Diaria, do Uruguai; Prensa Libre, da Guatemala e La Prensa, do Panamá.

O encontro também servirá para discutir a relevância do papel da mulher em cargos executivos na mídia. O painel “Inclusão, liderança e mulheres no jornalismo” apresentará Martha Ramos, presidente da Comissão de Inclusão e Diversidade da SIP que também preside o WAN IFRA World Publishers Forum; a Diretora de Notícias da Medcom Corporation do Panamá, Laura Puertas; a vice-presidente de programação da CNN em espanhol, Cathy Reyes e Gabriela Vivanco, presidente do Comitê Executivo da SIP e diretora de La Hora de Equador.

Duas sessões abordarão o tema do momento: Inteligência Artificial e os media. Por outro lado, acadêmicos da Universidad Hemisferios de Ecuador apresentarão um painel com os principais resultados da pesquisa da SIP sobre o Estado da Transformação Digital. E executivos da Associação de Entidades Jornalísticas da Argentina (ADEPA) apresentarão os resultados de uma extensa investigação sobre como a pandemia e o pós-pandemia estão afetando a mídia.

Na esfera geopolítica, na quinta-feira, dia 26, também haverá um painel especial sobre “A propaganda e desinformação da China e da Rússia na América Latina”. Também haverá painéis sobre competição de mídia e moderação de conteúdo com especialistas da Unesco e das principais associações de imprensa dos Estados Unidos e Canadá.